Atendimento Domiciliar

        Pode ser definido como o atendimento que o profissional faz à pessoas que apresentem dificuldades ou impedimentos de locomoção, que as impedem de se dirigir ao hospital ou ao consultório para receber tratamento.

        Em alguns casos, o trabalho envolve orientação à família ou ao responsável pelos cuidados prescritos ao paciente. O pedido ou a indicação para o atendimento psicológico domiciliar pode ser feito pelo próprio paciente, por seus familiares, pelo médico ou pela equipe de saúde que o assiste. A partir disso, o psicólogo deve proceder uma avaliação, identificando as necessidades do atendimento.

        A Comissão de Orientação do CRP SP pontuou algumas questões éticas que se colocam nessa situação. Ao entrar na casa de um paciente o psicólogo estará em contato com muitas informações e dados que o paciente não escolheu revelar. Isso requer cuidado. O profissional deve abordar apenas o conteúdo que o paciente lhe trouxer ou as situações que tenha presenciado. Também pode ser constrangedor para a família do paciente receber o psicólogo em sua casa. Muitas vezes, a família não sabe como posicionar o psicoterapeuta: como visita, como um amigo ou familiar. Mesmo quando o psicólogo integra uma equipe de atendimento domiciliar, essas considerações são pertinentes e e importante que o profissional estabeleça de forma clara as regras do trabalho e os objetivos.

 

As pessoas buscam por atendimento psicológico domiciliar em função de vários fatores, mas os prinicpais são:

 

  • Limitações Físicas: Diz respeito aos pacientes que têm dificuldade de locomoção, como os idosos, portadores de deficiência física, pessoas que sofreram acidentes e temporariamente têm dificuldade em se locomover, pessoas acamadas, pessoas mais fracas por conta de algum tratamento, entre outros;

 

  • Limitações Clínicas: Aborda os casos clínicos, quando críticos, de fobia social, ansiedade, depressão e outros que desmotivam as pessoas a saírem de casa.

 

  • Vantagens Clínicas: O atendiento dmiciliar permite ao psicólogo analisar e pontuar quase que imediatamente as relações do paciente com o meio social, desde que esteja de acordo com o contrato estabelecido com o paciente e a família;

Caso você tenha alguma dúvida ou esteja pensando em fazer psicoterapia, sinta-se à vontade para entrar em contato

conosco e marcar um horário.

 

CLIQUE AQUI ou telefone 11 3262-4688

© 2015 by Conhecer e Agir

Conhecer e Agir Desenvolvimento Humano Clínica e Cursos S/S Ltda

Rua Itapeva, 518 - Bela Vista - São Paulo - (11) 3262-4688