-
Conhecer e Agir: Dupla Inseparável.
-
Reality Shows e identificação.
-
Timidez e fobia social: quando a timidez pode tornar-se uma doença?
-
Nada é maior que o peso do seu potencial.
-
Comece a dirigir! Vença seu medo!
-
Homeopatia - Conhecer antes de julgar.
-
O Psicólogo Organizacional e a Globalização.
-
Sou psicólogo e daí?
-
Antes da relação terapêutica... uma relação humana.
-
Anorexia: o que eu, pai ou mãe de adolescente tenho a ver com isso?
-
Beleza: Feio, bonito, claro, escuro....
-
Corrente do bem.
-
Depressão, tristeza e desânimo: é possível não senti-los?
-
Dias melhores.
-
Dia Mundial da Luta contra a Aids.
-
Homossexualidade e Psicoterapia.
-
Machismo: parece mentira mas não é...
-
Mitos e verdades sobre a Psicologia.
-
O que é Fobia Social?
-
Satisfação no Trabalho.
-
Será que o amor é uma questão de sorte?
-
Sou tímido... E agora?
-
Atuação do fonoaudiólogo nos distúrbios de linguagem.
-
Quando procurar um fonoaudiólogo.
Conhecer e Agir: Dupla Inseparável
Psicólogo Maier Augusto dos Santos
Mais do que antes sabemos da necessidade do conhecimento para uma vida melhor, impõe-se também com isso uma maior habilidade em escolher. São tantas e tantas informações que se tentarmos ler “tudo”, saber “tudo”, o nosso destino pode ser um Hospital Psiquiátrico. Parece brincadeira mas não é. Nossos pais e avós não se deparavam com tantas opções de escolha como nós nos deparamos hoje. O mundo era mais fácil.
SELECIONAR. Para mim esse verbo se aplica bem aos nossos dias. Quando vamos ao mercado (ou à feira, ou ao sacolão, ou ao mercadinho da esquina...nossa quantas opções!), selecionamos aquilo que nos interessa no meio de tantos produtos. O que nos leva a escolher A e não B? Cada pessoa tem seus motivos e necessidades, o que quer dizer: cada um escolhe segundo sua vontade.
Retomando então a necessidade do conhecimento. Isso está claro, não está? Quanto menos conhecimento sobre tal coisa, teremos uma capacidade de escolha reduzida e erraremos muito mais. Reduziremos também nossas perspectivas e limitaremos nossa vida. Conhecendo mais, saberemos lidar melhor com a situação ou com nós mesmos ou com a tecnologia e etc.
Agora chego ao ponto mais importante de todos: a ação! Sem ela esse conhecimento adquirido seja de que forma for, será inútil. O conhecimento nos levará a escolhas mais conscientes, a entender e lidar melhor com o mundo, se houver ação. De que adianta ler sobre “como dirigir um automóvel”, se não o praticamos, de nada adianta. De que vale passarmos anos na faculdade estudando administração se não a pomos em prática.
A proposta então é que nos conscientizemos que, o conhecimento é de extrema importância, contudo, sem ação é inútil esse mesmo conhecimento. Essa dupla só passeia junta, separados eles se perdem e o sofrimento e frustração passam a integrar sua vida!
Caso você tenha interesse em ler sobre algum assunto relacionado à psicologia, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco e fazer sua solicitação.
Para isto você pode nos mandar um e-mail
Rua Itapeva, 518. Conjs 605/6. (11) 3262-4688