Beleza: Feio, bonito, claro, escuro....
Psicólogo Esp. Maier Augusto dos Santos
O conceito de beleza para mim vai além do isso é “feio” ou isso é “bonito”, principalmente, quando penso em pessoas. Olhar as pessoas como “bonitas” ou “feias” além de ser injusto é medíocre, pois o ser humano é muito além disso e beleza vai além de ter um corpo sarado, sem gordurinhas e etc.
Já vi pessoas fisicamente belas e que tem atitudes “feias”, ou que vivem em função dessa magia do belo valorizado socialmente. Ás vezes, sinto que se faz necessário repensarmos o conceito de beleza, até para que consigamos valorizar a característica mais importante do ser humano, a singularidade. Ninguém, absolutamente ninguém, é igual ao outro!
Quando tentamos encaixar as pessoas nesses conceitos, agimos até de forma infantil, as crianças que descrevem o mundo assim. Isso é assim ou assado, a criança pequena aos poucos vai aprendendo a relativizar os conceitos e o próprio mundo em que está inserida. E perversamente quando crescemos, somos obrigados a voltar a pensar assim. Retrocesso.
Proponho um exercício para você leitor: observe nos próximos dias as pessoas que convivem com você e procure localizar nelas beleza, seja, em atitudes, expressões, características de personalidade, fisicamente, expressões faciais, voz e etc.
Vou ajudar um pouquinho, tenho uma amiga que é muito atrapalhada e com isso cativa as pessoas, isso para mim é beleza, pois eu a conheço e essa intimidade é que nos dá suporte para ver a beleza nas pessoas. Outra grande amiga é muito organizada, e essa característica em vários momentos ajuda nosso trabalho e nisso vejo beleza. Só para não restar dúvida, outro exemplo: tenho duas gatinhas e elas são tão belas que às vezes me comove, vejo beleza na forma como brincam o dia inteiro com um pedaço de papel, como ronronam pedindo carinho e colo e etc.
Amplie sua visão de mundo e lute contra essa superficialidade
que muitas vezes nos cerca...
Caso você tenha interesse em ler sobre algum assunto relacionado à psicologia, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco e fazer sua solicitação.
Para isto você pode nos mandar um e-mail
Rua Itapeva, 518. Conjs 605/6. (11) 3262-4688
-
Conhecer e Agir: Dupla Inseparável.
-
Reality Shows e identificação.
-
Timidez e fobia social: quando a timidez pode tornar-se uma doença?
-
Nada é maior que o peso do seu potencial.
-
Comece a dirigir! Vença seu medo!
-
Homeopatia - Conhecer antes de julgar.
-
O Psicólogo Organizacional e a Globalização.
-
Sou psicólogo e daí?
-
Antes da relação terapêutica... uma relação humana.
-
Anorexia: o que eu, pai ou mãe de adolescente tenho a ver com isso?
-
Beleza: Feio, bonito, claro, escuro....
-
Corrente do bem.
-
Depressão, tristeza e desânimo: é possível não senti-los?
-
Dias melhores.
-
Dia Mundial da Luta contra a Aids.
-
Homossexualidade e Psicoterapia.
-
Machismo: parece mentira mas não é...
-
Mitos e verdades sobre a Psicologia.
-
O que é Fobia Social?
-
Satisfação no Trabalho.
-
Será que o amor é uma questão de sorte?
-
Sou tímido... E agora?
-
Atuação do fonoaudiólogo nos distúrbios de linguagem.
-
Quando procurar um fonoaudiólogo.