Comece a dirigir! Vença seu medo!

Psicóloga Ms. Yone Xavier Felipe da Fonseca

clinica@conhecereagir.com.br

Psicól.ogo Maier Augusto dos Santos

maier@conhecereagir.com.br

 

      

        Se você já ficou constrangido com a pergunta você não dirige?? Isso pode ocorrer porque você tem medo.

        Em São Paulo, quase todos dirigem e sabemos que apesar do trânsito caótico, o carro facilita e muito a vida das pessoas. Ele deixou de ser luxo e passou a ser algo necessário, ele nos favorece por encurtar distancias; por nos proporcionar maior conforto.

        O medo de dirigir pode ocorrer após um acidente, uma situação traumática, ou sem causa aparente.

        O medo geralmente é paralisante, faz com que as pessoas adiem, ou evitem enfrentar as situações temidas.

        Muitas vezes esse medo esconde um sentimento de incapacidade ou insegurança, a pessoa acredita que não vai dar conta da situação.

        Nós trabalhamos com a psicoterapia cognitivo-comportamental e buscamos identificar quais pensamentos automáticos e crenças distorcidas estão associados ao medo de dirigir. Por exemplo, ao ouvir falar sobre dirigir, automaticamente a pessoa pensa: eu não vou conseguir, se eu bater o carro, se o carro morrer.  Essas frases configuram o que chamamos de pensamentos automáticos.  E desencadeiam sentimentos de ansiedade, reações fisiológicas e comportamentos evitativos e/ou fuga da situação.

        Esses pensamentos estão relacionados às crenças que a pessoa tem, essas crenças foram desenvolvidas ao longo da vida.

        No trabalho psicoterápico é importante conhecer a história de vida da pessoa, qual o significado de dirigir para ela e buscar entender qual a função e quais as conseqüências deste medo no momento atual.  Obtendo essas informações iniciais, identificaremos qual o conhecimento que a pessoa possui sobre o carro, qual noção de dirigir ela tem.

        O trabalho pode ser desenvolvido no consultório, ou pode ser efetuado no trânsito. Para isso, juntamente com o cliente elaboramos uma escala hierárquica dos principais medos relacionados ao dirigir, ensinamos técnicas de autocontrole e técnicas de relaxamento. O planejamento das exposições é feito da seguinte forma, partindo de um medo menor para um maior, por exemplo:

 

1) medo de ligar o carro;

2) medo de sair da garagem;

3) medo de ir até o mercado próximo de casa;

4) medo de visitar um parente que mora em um bairro próximo;

5) medo de pegar a 23 de maio(uma via de alta movimentação);

6) medo das marginais Tiete e Pinheiros.

 

        Tendo em mãos este planejamento cliente e psicólogo discutem estratégias de enfrentamento e buscam entender os fatores que impedem a pessoa de realizar estas ações.

        Após a identificação dos pensamentos automáticos e crenças disfuncionais, o psicólogo indicará algumas tarefas de casa, para que o cliente possa refletir, treinar e exercitar o que foi discutido em terapia. O terapeuta pede para o cliente buscar fontes de automotivação e pessoas reforçadoras que irão incentivar e reconhecer os avanços que o cliente conseguiu.

        Toda mudança de comportamento é possível!!  

        O medo que está presente em sua mente, só cresce porque você o alimenta.

 

Caso você tenha interesse em ler sobre algum assunto relacionado à psicologia, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco e fazer sua solicitação.

 

     Para isto você pode nos mandar um e-mail

clinica@conhecereagir.com.br

Rua Itapeva, 518. Conjs 605/6. (11) 3262-4688

© 2015 by Conhecer e Agir

Conhecer e Agir Desenvolvimento Humano Clínica e Cursos S/S Ltda

Rua Itapeva, 518 - Bela Vista - São Paulo - (11) 3262-4688