Machismo: parece mentira mas não é...
Psicólogo Maier Augusto dos Santos
O machismo ainda existe e está explícito em muitas relações.
Esse machismo é responsável por transformar as relações afetivas em hierarquia empresarial. O homem fala e a mulher obedece. Existe uma negociação na qual o homem para se sentir “homem” exige submissão e disponibilidade da mulher e algumas mulheres, por sua vez, em troca de uma suposta proteção e segurança aceitam esse papel.
Ainda bem que nem todas as pessoas são iguais e tem a coragem de questionar o que é imposto pela sociedade, digo coragem, pois é isso mesmo que é necessário. É mais fácil aceitar o que está pronto e mastigado do que se constituir de uma forma o mais original possível.
Já vi, por várias vezes na minha prática clínica, mulheres bem sucedidas profissionalmente que, aliás, ganhavam mais do que seus companheiros, serem pressionadas por estes a abandonar suas atividades profissionais. Alegavam que elas não tinham a “necessidade” de se desgastar trabalhando fora pois elas tinham “de tudo” em suas casas. Algumas batiam o pé e lutavam por seus desejos e realizações. Outras aos poucos deixavam de lado sua história profissional para que o “macho” não perdesse o status de o grande provedor da família.
Não critico as mulheres que por escolha própria resolveram se dedicar à família e a casa o que exige também muita força e coragem pois os e desafios são crescentes e cotidianos.
Você já deve ter ouvido a expressão em latim “carpe diem” (aproveite o dia) e é nisso que acredito pois precisamos viver cada dia como se fosse o último estando por inteiro em nossas relações sendo sempre responsáveis.
Deixar de viver a vida que se quer para simplesmente aceitar o que está pronto e estabelecido é morte. Vida é movimento e dinamismo! Lute pelo que quer e construa sua vida como deseja sem contudo abandonar a responsabilidade por seus atos!
Caso você tenha interesse em ler sobre algum assunto relacionado à psicologia, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco e fazer sua solicitação.
Para isto você pode nos mandar um e-mail
Rua Itapeva, 518. Conjs 605/6. (11) 3262-4688
-
Conhecer e Agir: Dupla Inseparável.
-
Reality Shows e identificação.
-
Timidez e fobia social: quando a timidez pode tornar-se uma doença?
-
Nada é maior que o peso do seu potencial.
-
Comece a dirigir! Vença seu medo!
-
Homeopatia - Conhecer antes de julgar.
-
O Psicólogo Organizacional e a Globalização.
-
Sou psicólogo e daí?
-
Antes da relação terapêutica... uma relação humana.
-
Anorexia: o que eu, pai ou mãe de adolescente tenho a ver com isso?
-
Beleza: Feio, bonito, claro, escuro....
-
Corrente do bem.
-
Depressão, tristeza e desânimo: é possível não senti-los?
-
Dias melhores.
-
Dia Mundial da Luta contra a Aids.
-
Homossexualidade e Psicoterapia.
-
Machismo: parece mentira mas não é...
-
Mitos e verdades sobre a Psicologia.
-
O que é Fobia Social?
-
Satisfação no Trabalho.
-
Será que o amor é uma questão de sorte?
-
Sou tímido... E agora?
-
Atuação do fonoaudiólogo nos distúrbios de linguagem.
-
Quando procurar um fonoaudiólogo.