Machismo: parece mentira mas não é...

Psicólogo Maier Augusto dos Santos

maier@conhecereagir.com.br

 

        O machismo ainda existe e está explícito em muitas relações.

 

        Esse machismo é responsável por transformar as relações afetivas em hierarquia empresarial. O homem fala e a mulher obedece. Existe uma negociação na qual o homem para se sentir “homem” exige submissão e disponibilidade da mulher e algumas mulheres, por sua vez, em troca de uma suposta proteção e segurança aceitam esse papel. 

 

        Ainda bem que nem todas as pessoas são iguais e tem a coragem de questionar o que é imposto pela sociedade, digo coragem, pois é isso mesmo que é necessário. É mais fácil aceitar o que está pronto e mastigado do que se constituir de uma forma o mais original possível.

 

        Já vi, por várias vezes na minha prática clínica, mulheres bem sucedidas profissionalmente que, aliás, ganhavam mais do que seus companheiros, serem pressionadas por estes a abandonar suas atividades profissionais. Alegavam que elas não tinham a “necessidade” de se desgastar trabalhando fora pois elas tinham “de tudo” em suas casas. Algumas batiam o pé e lutavam por seus desejos e realizações. Outras aos poucos deixavam de lado sua história profissional para que o “macho” não perdesse o status de o grande provedor da família. 

 

        Não critico as mulheres que por escolha própria resolveram se dedicar à família e a casa o que exige também muita força e coragem pois os e desafios são crescentes e cotidianos.

 

       Você já deve ter ouvido a expressão em latim “carpe diem” (aproveite o dia) e é nisso que acredito pois precisamos viver cada dia como se fosse o último estando por inteiro em nossas relações sendo sempre responsáveis.

 

        Deixar de viver a vida que se quer para simplesmente aceitar o que está pronto e estabelecido é morte. Vida é movimento e dinamismo! Lute pelo que quer e construa sua vida como deseja sem contudo abandonar a responsabilidade por seus atos!

 

Caso você tenha interesse em ler sobre algum assunto relacionado à psicologia, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco e fazer sua solicitação.

 

     Para isto você pode nos mandar um e-mail

clinica@conhecereagir.com.br

Rua Itapeva, 518. Conjs 605/6. (11) 3262-4688

© 2015 by Conhecer e Agir

Conhecer e Agir Desenvolvimento Humano Clínica e Cursos S/S Ltda

Rua Itapeva, 518 - Bela Vista - São Paulo - (11) 3262-4688