Satisfação no Trabalho
Psicólogo Maier Augusto dos Santos
Você já deve ter ouvido de alguém que a noite de domingo é causa de tristeza, pois termina o final de semana e começa a semana de trabalho. Ou de pessoas que reclamam por seu dia de trabalho ser tão longo. O que será que esses comentários/desabafos querem nos dizer?
É justamente nesse ponto que pretendo refletir: a respeito de satisfação profissional.
A palavra satisfação pressupõe ato que satisfaz, ou seja, sentir essa tal satisfação exige ação. Essa ação precisa ter sentido, utilidade, funcionalidade para produzir tal efeito. O ser humano é o único animal que busca sentido para sua vida e para o que faz, aquele que não encontra esse sentido deprime e perde a vontade de viver.
Você está satisfeito com seu trabalho? Se a resposta for sim, aproveite para curtir a satisfação que o trabalho pode nos proporcionar e não se esqueça que a vida é dinâmica e necessitamos sempre de adaptação. Contudo se a sua resposta for não, sugiro que repense, porque as suas ações não lhe proporcionam satisfação.
A causa disso pode ser: 1) Fazer algo que se gosta, mas que não sabe executar bem; 2) O ambiente de trabalho não lhe provê as ferramentas necessárias; 3) Faltam-lhe conhecimentos técnicos; 4) Falta de atitude, ou seja, querer aprender, fazer melhor, dar o melhor de si.
Para todas essas causas existe “tratamento”. E justamente a “cura” vai necessitar da sua ação.
Para o primeiro item da lista, sugiro que procure refinar sua forma de fazer o que gosta pois, caso contrário, com o tempo a satisfação vai por água abaixo. Procure aprender com quem já faz bem, busque orientação!
O segundo item, fala de algo que foge ao nosso controle, mas que em algumas empresas você pode batalhar para conseguir uma mudança. Se a empresa ou o seu negócio não proporciona isso mexa-se e faça acontecer, se não valorizarem seu trabalho mude de empresa.
O terceiro é um dos mais fáceis de resolver: estude, dedique tempo, energia e disciplina, faça cursos, amplie sua visão aprendendo com as outras pessoas.
O Quarto item é o mais trabalhoso, pois sem ele os outros problemas não serão facilmente resolvidos, estamos falando da Atitude. Ou seja, aquela característica importante e que diferencia as pessoas satisfeitas das menos satisfeitas. Se não sabe, aprenda. Vá atrás das soluções e não prenda-se no problema. Peça ajuda. Mostre o que sabe fazer. Mostre que mesmo quando faltarem as demais condições com a Atitude você superará seus problemas e bloqueios.
A satisfação não vem gratuitamente,
exige esforço, dedicação e honestidade para conosco.
Caso você tenha interesse em ler sobre algum assunto relacionado à psicologia, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco e fazer sua solicitação.
Para isto você pode nos mandar um e-mail
Rua Itapeva, 518. Conjs 605/6. (11) 3262-4688
-
Conhecer e Agir: Dupla Inseparável.
-
Reality Shows e identificação.
-
Timidez e fobia social: quando a timidez pode tornar-se uma doença?
-
Nada é maior que o peso do seu potencial.
-
Comece a dirigir! Vença seu medo!
-
Homeopatia - Conhecer antes de julgar.
-
O Psicólogo Organizacional e a Globalização.
-
Sou psicólogo e daí?
-
Antes da relação terapêutica... uma relação humana.
-
Anorexia: o que eu, pai ou mãe de adolescente tenho a ver com isso?
-
Beleza: Feio, bonito, claro, escuro....
-
Corrente do bem.
-
Depressão, tristeza e desânimo: é possível não senti-los?
-
Dias melhores.
-
Dia Mundial da Luta contra a Aids.
-
Homossexualidade e Psicoterapia.
-
Machismo: parece mentira mas não é...
-
Mitos e verdades sobre a Psicologia.
-
O que é Fobia Social?
-
Satisfação no Trabalho.
-
Será que o amor é uma questão de sorte?
-
Sou tímido... E agora?
-
Atuação do fonoaudiólogo nos distúrbios de linguagem.
-
Quando procurar um fonoaudiólogo.