Satisfação no Trabalho

Psicólogo Maier Augusto dos Santos

maier@conhecereagir.com.br

 

        Você já deve ter ouvido de alguém que a noite de domingo é causa de tristeza, pois termina o final de semana e começa a semana de trabalho. Ou de pessoas que reclamam por seu dia de trabalho ser tão longo. O que será que esses comentários/desabafos querem nos dizer?

 

        É justamente nesse ponto que pretendo refletir: a respeito de satisfação profissional.

 

        A palavra satisfação pressupõe ato que satisfaz, ou seja, sentir essa tal satisfação exige ação. Essa ação precisa ter sentido, utilidade, funcionalidade para produzir tal efeito. O ser humano é o único animal que busca sentido para sua vida e para o que faz, aquele que não encontra esse sentido deprime e perde a vontade de viver.

 

        Você está satisfeito com seu trabalho? Se a resposta for sim, aproveite para curtir a satisfação que o trabalho pode nos proporcionar e não se esqueça que a vida é dinâmica e necessitamos sempre de adaptação. Contudo se a sua resposta for não, sugiro que repense, porque as suas ações não lhe proporcionam satisfação.

 

        A causa disso pode ser: 1) Fazer algo que se gosta, mas que não sabe executar bem; 2) O ambiente de trabalho não lhe provê as ferramentas necessárias; 3) Faltam-lhe conhecimentos técnicos; 4) Falta de atitude, ou seja, querer aprender, fazer melhor, dar o melhor de si.

 

        Para todas essas causas existe “tratamento”. E justamente a “cura” vai necessitar da sua ação.

 

        Para o primeiro item da lista, sugiro que procure refinar sua forma de fazer o que gosta pois, caso contrário, com o tempo a satisfação vai por água abaixo. Procure aprender com quem já faz bem, busque orientação!

 

        O segundo item, fala de algo que foge ao nosso controle, mas que em algumas empresas você pode batalhar para conseguir uma mudança. Se a empresa ou o seu negócio não proporciona isso mexa-se e faça acontecer, se não valorizarem seu trabalho mude de empresa.   

   

      O terceiro é um dos mais fáceis de resolver: estude, dedique tempo, energia e disciplina, faça cursos, amplie sua visão aprendendo com as outras pessoas.

 

       O Quarto item é o mais trabalhoso, pois sem ele os outros problemas não serão facilmente resolvidos, estamos falando da Atitude. Ou seja, aquela característica importante e que diferencia as pessoas satisfeitas das menos satisfeitas. Se não sabe, aprenda. Vá atrás das soluções e não prenda-se no problema. Peça ajuda. Mostre o que sabe fazer. Mostre que mesmo quando faltarem as demais condições com a Atitude você superará seus problemas e bloqueios.

 

 

A satisfação não vem gratuitamente, 

exige esforço, dedicação e honestidade para conosco.

 

 

Caso você tenha interesse em ler sobre algum assunto relacionado à psicologia, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco e fazer sua solicitação.

 

     Para isto você pode nos mandar um e-mail

clinica@conhecereagir.com.br

Rua Itapeva, 518. Conjs 605/6. (11) 3262-4688

© 2015 by Conhecer e Agir

Conhecer e Agir Desenvolvimento Humano Clínica e Cursos S/S Ltda

Rua Itapeva, 518 - Bela Vista - São Paulo - (11) 3262-4688